O músico canadiano Neil Young vendeu os direitos de metade do catálogo de canções a um fundo de investimento britânico, num acordo anunciado hoje e que terá rondado os 121 milhões de euros.
Segundo a BBC, a empresa de investimentos Hipgnosis Song Fund adquiriu os direitos de 1.180 canções de Neil Young, 50% do catálogo, por 150 milhões de dólares, ou seja, 121 milhões de euros.
O fundo Hipgnosis Song Fund, que permite que qualquer pessoa invista em êxitos musicais, já adquiriu anteriormente direitos de canções de nomes como Mark Ronson, Blondie, Chic e Barry Manilow.
Em comunicado, o fundador desta empresa, Merck Mercuriadis, afirmou que a Hipgnosis Song Fund e Neil Young partilham a mesma “integridade, ética e paixão, assentes numa confiança na música”, e que irão trabalhar em conjunto “para que todos oiçam [as canções] e nos termos de Neil”.
Neil Young, 75 anos, tem mais de 70 álbuns publicados, a solo e em banda, nomeadamente com Crosby, Stills, Nash & Young, e é autor de canções como “Heart of Gold”, “Rockin’ in the free world”, “Harvest Moon”.